Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

sábado, 18 de março de 2023

Justiça da Lei x Justiça da Fé



"Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela. Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação."
Romanos 10:5‭-‬10 ARA

Uma das coisas que mais me impacta e me constrange é a Justiça.
Humanamente falando, não acredito na Justiça dos homens. Ela já nos decepcionou demais e continua nos decepcionando. As leis humanas são mutáveis de acordo com a cultura, com o tempo, com a ideologia dominante. É por isso que alguns temas considerados absurdos e loucos entre nós de uma geração conservadora é definida como Legal e imposta de forma total em nossa sociedade.
Por exemplo:
Crimes entre maior e menor idade
Possibilidade de sexo infantil,
Troca de gênero
Mudanças de nomes próprios.
Casamento e divórcio...
Prisão de cidadãos de bem por uma falha considerada crime e liberdade de criminosos por que seus crimes são considerados leves e irrelevantes para o perigo da sociedade.

Mas o que me anima é o tema Justiça de Deus. Essa é imutável! Inabalável, incorruptível, é isenta e implacável.
Existe duas formas de se alcançar a Justiça de Deus.
1 _ cumprindo a Lei
A lei de Deus é justa e boa. Quem obedece à lei de Deus faz o bem e ama as pessoas. A lei de Deus nos ensina como viver de maneira santa e agradável a Deus.
(Tudo que o homem semear, isso ele ceifará)

2 _ Crendo em Jesus
A primeira é uma tentativa dos homens de bem , inclusive o povo judeu desde Moisés e continuará até chegar o Grande Dia do Juízo em que todos se prostrarão diante do Messias.

A segunda opção, é a escolhida  por todos os homens de qualquer nação ou tribo que se entregaram a Jesus.
A primeira foi uma tentativa frustrante pois quanto mais buscamos essa forma de obter a justiça, nos deparamos com situações desfavoráveis.

Para obter o favor da lei é preciso cumpri-la à risca e sem nenhuma alteração, nenhuma omissão, nenhuma forma de burlá-la, o que nos coloca em desvantagem por causa da nossa natureza pecaminosa.
"Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente."
Tiago 2:10
”a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo."
Romanos 8:7

A segunda opção não depende necessariamente de nós, ou melhor não é fruto de nosso trabalho, de nosso esforço, de nossa habilidade... Ela é proveniente da Graça, por meio da fé . A fé que vem pelo ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus.
Essa fé não é a que depositamos em ídolos e nem a que provoca uma paralisação, um descanso inconsequente, mas a verdadeira fé que provoca em nós arrependimento e promove o perdão indispensáveis à nossa salvação em Cristo Jesus.
"Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."
Essa fé é a que nos impulsiona a confessar a Jesus após crermos nele em nosso coração. Não apenas na emoção, nos momentos, na experiência visual, mas principalmente na sede de nossa vida, onde sai tudo e onde se armazena tudo que nos faz ser o que somos, o coração.
Por isso o Sábio Salomão nos adverte:
"Acima de tudo, guarde o seu coração,
pois dele depende toda a sua vida."
Provérbios 4:23
É por isso que Deus disse a Samuel que vê o coração.
O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".
1 Samuel 16:7
Sabendo disso, Davi pediu a Deus um coração puro, pois o dele era sujo, como o da maioria dos homens:
"Cria em mim um coração puro, ó Deus,
e renova dentro de mim um espírito estável."
Salmos 51:10
Deus promete dar a todos nós um coração novo:
"Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e, em troca, darei um coração de carne."
Ezequiel 36:26
É por causa disso que a fé em Jesus nos garante uma Justiça Divina. Pois a fé provoca em nós uma conversão e o Espírito Santo nos Regenera e nós nos tornamos uma nova criatura diante de Deus.
2 Coríntios 5:17
"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!"
Aleluia!

Veja como a fé nos garante a Justiça ainda que não tenhamos cumprido totalmente a Lei, mas confiando naquele que Pode todas coisas e nos abraça, e nos justificou, e nos santifica dia após dia, nos garantido acesso à presença santa do nosso Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.