Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

sábado, 18 de março de 2023

2022 o Ano da Verdade

 


Jo 16.20
Em verdade, em verdade eu vos digo que chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.

2022 O ano da Verdade.
A verdade precisa ser dita.
Jesus nunca falou o que não era verdade. Sempre a disse, mas na hora certa.
Algas verdades só nos é revelada na hora certa.
Se soubermos da verdade em um tempo ideal, podemos incorrer em decisões precipitadas.
Jesus esperou o momento exato para dizer aos seus seguidores verdades que precisavam saber.

No texto lido, Jesus diz que uma coisa que era verdade é que todos os seus seguidores chorariam.
Todos se entristeceram
Essas são verdades que todos nós já conhecemos na nossa caminhada.
Quantos sofrimentos temos experimentado?
Quantas tristezas tem nos acometido?
Quantas frustrações?
Quantas injustiças?
Jesus não nos prometeu viver sem tais experiências verdadeiras.
Assim como Jesus, não quero que tenhamos um ano de 2023 cheio de farsas, cheio de encenações teatrais que escondem a realidade. Precisamos viver a verdade, ainda que em alguns momentos choremos e ainda que soframos, a verdade precisa ser vivida.

Entretanto uma outra verdade que Jesus revela a seus discípulos é que o choro e o sofrimento não são perpétuos
Jesus diz que haverá um dia em que nunca mais choraremos, nunca mais sofreremos, nunca mais seremos injustiçados.
A tristeza finalmente se converterá em alegria.

Paulo escreve aos romanos
"Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós. A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo. Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos."
Romanos 8:18‭-‬19‭, ‬21‭-‬25 ARA

Jesus revela no texto de João que sua ausência era necessária para que outro consolador viesse e cuidasse de todos.
"Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir."
João 16:7‭-‬8‭, ‬10‭-‬13 ARA

Paulo entende bem isso e escreve aos romanos:
"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis."
Romanos 8:26 ARA

Concluindo,
Alegrem-se pela fé e busquem desenvolver a esperança pois o nosso sofrimento é passageiro, a nossa tristeza é temporária, todas as coisas serão conformadas à vontade de Deus que é sempre boa e agradável
Deus quer o melhor para cada um de nós e, mesmo que 2023 seja um ano difícil, mês que tenhamos que lutar muito mais e descansar muito menos, haverá um tempo de bonança. Deus já estabeleceu o dia da nossa vitória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.