Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

domingo, 21 de março de 2010

A TERRA QUE O SENHOR NOS DÁ É BOA


A TERRA QUE O SENHOR NOS DÁ É BOA




Dt. 1. 25 “E tomaram do fruto da terra nas mãos, e nô-lo trouxeram, e nos informaram, dizendo: É terra boa que nos dá o Senhor, nosso Deus”.

A Bíblia sempre nos fala das coisas boas que o Senhor nos dá.

Consideremos que:
1 – Tudo que o Senhor nos dá é bom. – Gn 2. 31 “ Viu Deus, tudo quanto fizera, e eis que era muito bom;
2 – A Lei do Senhor é boa (1 Tm 1.8 “Sabemos que a Lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo”.
3 – A Salvação que o Senhor nos oferece é boa;
4 – Os dons espirituais que o Senhor concede à sua igreja são bons;
5 – E também a terra que o Senhor nos dá é BOA.

O fato de que essas coisas são boas, não implica dizer e reconhecer que são fáceis ou comuns. É por isso que precisamos atentar, diligentemente, para alguns preliminares antes de possuirmos efetivamente o que Ele nos dá.

A terra certamente é boa, mas, todavia, entretanto, porém...
1 – Precisa ser conquistada – A terra deve ser conquistada pelas pessoas e não pelos anjos. Sou eu, é você, somos nós quem devemos conquistar a terra prometida pelo Senhor.
Pessoas são passíveis de erros, temores e tremores, mas Deus é quem nos faz conquistadores. (Js 1.2 ” ...passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”)

2 – Precisa ser preservada – A preservação da terra conquistada se dá com a efetiva posse. Com o cuidado que devemos ter com ela, precisamos zelar por ela, mantê-la sob o nosso cuidado, pagar o valor dos impostos, espantar todos os invasores. (Dt. 21. 23 fala de não contaminarmos a terra que o Senhor nos dá.)

3 – Precisa ser respeitada – isso quer dizer que deve ser usada de forma consciente. Não usando para fins indevidos. Terra é para morar, plantar, colher e cuidar. A terra que o Senhor nos dá é boa mas possui marcos, fronteiras, limites. Não devemos desmarcar, não devemos ultrapassar as fronteiras. (Dt. 19. 14, “Não mudes os marcos do teu próximo, que os antigos fixaram na tua herança...”)

4 – Precisa ser amada – Isso quer dizer que você a defenderá, custe o que custar. Você não vai entregá-la de bandeja para os invasores, você não permitirá que ela seja ultrajada. Isso me faz lembrar o amor que alguns amigos têm pelas suas cidades de origem. Até brigam quando alguém faz brincadeiras com sua terra.

Existem muitos tipos de terras que o Senhor tem nos dado nesses dias: A família, o casamento, os filhos, o emprego, a profissão. Há momento que querem fazer-nos desistir de cuidar dessa terra, mas ela é nossa. Se você não tomar posse dela, só lhe restará o “deserto” e depois que Deus dá a terra, ele para de mandar manar, para de fazer água brotar da rocha. Deus já lhe deu o meio para você cultivar a tua felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.