Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

terça-feira, 21 de abril de 2020

Viver escondido como na Arca de Noé




Gn 6. 13 “E Deus disse a Noé: O fim de toda a carne chegou diante de mim...
         14 – Faze para ti uma arca de madeira de gofer....
17 E eis que Eu mesmo trago um diluvio de águas sobre a terra, para destruir toda a carne...
18 Mas contigo eu estabelecerei o meu pacto...
Cap. 7. 1 E o Senhor disse a Noé: Vem tu e toda a tua casa para dentro da arca, pois a ti eu vi como justo diante de mim nesta geração.
7 e entrou Noé na arca com seus filhos, e sua mulher e as mulheres de seus filhos...
10 E aconteceu que, depois dos sete dias as águas do diluvio estavam sobre a terra
12 E a chuva esteve sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
Cap. 8 E Deus se lembrou de Noé...
3 e após o fim dos 150 dias as águas foraM diminuídas....

Estive refletindo hoje sobre o Diluvio e os tempo em que Noé esteve sob a orientação de Deus.

Quando Deus fala com Noé e ordena a construção de uma Arca, fico imaginando: Será que as pessoas não acharam que o velho Noé com 600 anos não estava caducando? Construir uma arca para estar com a família e muitos animais... Parece coisa de doido!
Noé é uma figura para nós que, de certa forma temos construído uma arca para nos proteger do que a Bíblia diz “Juízo Final”.  A arca hoje tipifica a igreja, o ajuntamento de um povo que se submete ao senhorio de jesus, e que tem a salvação garantida que se completará no tempo do fim.


Como a maioria dos números na Bíblia são simbólicos, creio que ESSES 7 AQUI também tenha sido. (Um tempo completo para a realização de um propósito); a construção da arca por Noé era de certa forma uma pregação para os homens que estavam seguros de si e entregues à própria vontade.

Hoje estamos vivendo um tempo, tal qual Noé na construção. Ao pregarmos o evangelho, também avisamos aos que ouvem sobre o juízo de Deus.

Mas eu fico imaginando como foi difícil os dias da construção da arca e mais ainda quando Noé recebe a ordem de entrar nela com os animais.
Quando entramos num navio ou num avião, queremos que ele parta logo. No caso da Arca se demoraram 7 dias.

Será que as pessoas não zombaram de Noé? Os filhos e suas mulheres será que não pensaram que estavam perdendo seus tempos?

Da mesma forma hoje, será que nossos filhos não pensam que estamos perdendo nossos tempos, indo à igreja, falando de um Deus que eles não veem e que a maioria deles nunca ouviu falar-lhes?

Sete dias de provação: Sete dias convivendo com animais de todas as espécies e temperamentos, sete dias de enclausuramento e... ainda nada, não havia chuva, não havia, movimentos de águas, só o barulho das muitas vozes que ridicularizavam o pobre Noé.

Mas aí... Deus cumpre sua palavra: As águas caem e sobem. Tudo inundado, todas os seres terrestres morrem e isso por 40 dias. Uma verdadeira quarentena!

Lá fora, as vozes cessam, mas dentro da arca, certamente havia muito barulho. Havia medo, havia trabalho, mas também havia o cheiro e a vontade de seres diferentes. É nos momentos de isolamento que temos convividos com os seres mais terríveis de nossas vidas, nós mesmos.

Conviver comigo mesmo não é fácil e com você não deve ser diferente. É por isso que precisamos de outras pessoas com a gente.
Por isso Deus permitiu a família de Noé (somente ele é chamado de justo) que fosse na arca com ele.  Deus sabe que nós temos problemas em lidar com o nosso “eu” e, por isso ele disse no Éden: “Não é bom que o homem viva só!”

O problema é que em tempos de quarentena, assim como na arca, somos obrigados a viver e conviver a maior parte do tempo sós. Os dias parecem não passar, as horas parecem ter mais que 60 minutos. Pensa como foi difícil para Noé estar dentro da arca 7 dias e depois 40 até que o diluvio cessasse. Daí você pensa que acabou. A chuva passa, a tempestade passa, o vírus passa e... Noé fica mais 150 dias aguardando Deus fazer produzir o necessário para sua subsistência. Precisamos estar pronto para passar um tempo maior na dispensação de Deus.

Assim como Noé temos sido guardados na Arca que é o corpo de Cristo, passaremos com ele as maiores adversidades e... depois quando não estivermos aguentando mais, Ele se lembrará de nós e fará cessar o diluvio, a epidemia, as crises. Mas calma, ainda haverá um tempo até que tudo seja feito de novo. Deus faz tudo de forma completa e o tempo é para nos ensinar a nos relacionarmos com os outros, conosco mesmos e com o próprio Deus. Como você tem se relacionado com os outros? Como você tem se relacionado consigo mesmo? E principalmente: Como você tem se relacionado com seu Deus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.