Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

terça-feira, 21 de abril de 2020

A Ceia do Senhor em tempo de isolamento



João 21. 12 Disse-lhes Jesus: Vinde e jantai. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Sabendo que era o Senhor.

13 Chegou, pois Jesus, e pegou o pão, e deu-lho, e, semelhantemente o peixe.



Esta passagem brilhantemente nos revela o cuidado que Deus tem com a sua igreja e também com o indivíduo.

É comum falarmos que Deus fala à igreja, que Deus ama a igreja, que Deus protege a sua igreja e esquecemos que há momentos em que nós não estamos na igreja e, ainda assim Deus se importa com a gente.

Parece que só há ministração na igreja, parece que só há unção na igreja, parece que só na igreja eu posso estar fortalecido. Há um equívoco social e antropológico nesse pensamento.

Esse pensamento retrata um dos grandes problemas de se viver em grupo, em sociedade. Dentro de um grupo nós nos sentimos fortes, corajosos, fazemos coisas que não fazemos sozinhos. O problema é quando estamos sozinhos. Quando estamos em casa, quando estamos na escola, quando estamos diante da TV ou do computador.

Nesse texto vemos Jesus na praia dando orientação aos seus discípulos que estavam juntos pescando e, só começam a ter sucesso na pescaria, após atenderem aos conselhos de Jesus.

Ao retornar, É-nos dito que Jesus já estava na praia com fogo, peixe e pão. Fala para eles trazerem alguns dos peixes apanhados, mas antes que eles  fizessem qualquer outra coisa (tipo guardar os peixes nas cestas) ele os convida a jantar.

É interessante imaginar que Deus se importa como estamos fisicamente, emocionalmente, espiritualmente. Eles estavam cansados e ainda tinham muito o que fazer mas Jesus falar para eles pararem um tempo.
Parece que estou a ouvir o Senhor nos falando a sua igreja: Parem um pouco!

Quantas vezes nós não temos tido tempo de fazer uma boa refeição em face as correrias da vida, quantas vezes não meditamos pacientemente na Palavra por conta da correria, uma atividade atrás da outra, precisamos preparar o louvor, as mensagens, a casa, as compras, as roupas... Quanta correria. Não digo que essas coisas não são necessárias, são sim, mas precisamos parar e respirar e nos alimentar também, senão vai acontecer acidentes.

Vemos que há uma correria para atrair as pessoas, para mostrar que somos ativos, que estamos evangelizando, que estamos nos aplicando ao amor... e não estamos nos dando conta que Deus não nos quer tão afoitos.

Há tempo para tudo!

Nesse período de Quarentena, Deus está com sua mesa preparada nos convidando a nos alimentar.

Mas como falei no inicio, as vezes pensamos que Deus só está pensando em nós como instituição, como igreja, como nação.

Deus também está aproveitando este tempo para tratar comigo individualmente, com você individualmente, como você como alvo do amor de Deus. Deus te ama sendo você igreja ou não. Deus te ama como pessoa, Deus te ama como individuo, Deus te ama como alguém que tem Livre Arbítrio e que pode nem o amar.  O amor de Deus por mim e por você é incondicional. 

É por isso que mesmo estando com outro discípulos ali presente que estavam sendo alvo do amor de Deus, Jesus agora está com seus olhos voltados para Pedro como  individuo.

Veja que ele chama a todos para se alimentarem, mas Ele dá a primeira porção a Pedro. Vejo que todos estavam famintos e iriam ser alimentados, mas Jesus estava com seus olhos fitos em Pedro que naquele momento precisava de um tratamento diferenciado.

Foi Pedro quem teve a ideia de ir pescar.
Foi Pedro quem vestiu suas roupas e se lançou ao mar para tentar chegar logo na praia e se encontrar com o Senhor.
Foi Pedro que puxou a rede para terra para mostrar a Jesus que conforme a palavra dele, eles tinham conseguido pescar. E foi a Pedro que jesus deu o primeiro bocado.

Veja que a conversa entre Pedro e Jesus continuaria depois da refeição.
Da mesma forma, Deus está tratando com cada um de nós nesse período de dificuldade. Cada um  de nós reagimos de forma individualizada ás adversidades da vida. Alguns estão escondidos, outros estão querendo partir para a briga, uns estão crédulos e outros descrentes, mas Deus não nos deixará à nossa própria sorte.

Esse é o tempo de nos alimentarmos da palavra de Deus, pois a seguir, Ele nos falará aos ouvidos aquilo que planejou para nós.

Hoje, quero aproveitar esse momento de reflexão para te convidar a parar um pouco, a descer do barco, do avião, do seu carro, da sua rotina e “almoçar com Jesus”

Estamos aqui com uma mesa colocada diante de nós e, pela primeira vez em quatro anos, ministrarei com o templo vazio. Mesmo assim faço questão de ministrar a você a ceia que é do Senhor.

Não estou preocupado com quantos virão ou se só eu e os poucos irmãos do louvor tomarão o cálice e comerão o pão, pois é comigo que o Senhor quer tratar. É com estes que o Senhor quer tratar. E se você que está nos ouvindo entender que é contigo, quero te convidar a ceiar com o Senhor.  Esses elementos são símbolos e o papel deles é levar aos nossos corações e mentes o efeito real de participar dessa refeição com o Senhor e você pode experimentar essa realidade hoje, mesmo que não esteja aqui presente.

Pois o Apóstolo Paulo não estava naquela mesa da última ceia de Cristo mas diz em 1Co 11:23 “Porque eu recebi do Senhor...”
Receba do Senhor nesse dia meu irmão e minha irmã.

Tome a sua ceia mesmo que seja apenas espiritualmente, nesse momento.
Aqui estão os elementos pão e suco de uva, Mas aí está espiritualmente a mesa verdadeira de Cristo diante de você e eu te convido a participar conosco nessa hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.