Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

terça-feira, 21 de abril de 2020

Caminhando conforme as ordens do Senhor




2 Rs 6. 24 a 7 1-20
A poucos dias ministrei uma mensagem exortando a todos a ficarem em casa pois as ordens das autoridades deveriam ser obedecidas. Hoje diante de novos fatos, venho confirmar a obediência às normas em vigor. Precisamos estar atentos que as normas são mudadas de acordo com as circunstâncias.

Alguns países como a China entraram nesta crise antes que nós e, hoje, alguns meses depois, já estão se recuperando. As experiencias que tiveram servirão a todos os outros países para minimizar os efeitos dessa pandemia. Normas para preservar a vida foram adotadas e, já se falam em mudar algumas delas.

Assim como a experiencia da China serviu e servirá para todas as ações no combate a esse mal, as experiencias de Israel ainda têm servido para o povo de Deus em sua caminhada na terra.
O texto lido de 2 Rs apresentou um estado de calamidade que veio sobre as terras de Israel. Samaria a capital do Reino de Israel era governada pelo filho de Acabe Jorão com quem Eliseu não tinha bom relacionamento. Esse rei acreditava que essa desgraça era por causa do profeta Eliseu. Mas na verdade, aquele mal vinha do Senhor. Era Deus que estava disciplinado a terra.

Diante daquele caos, fome e mortandade, Eliseu recebe uma palavra para ser dada ao rei. “em 24 horas o Senhor iria enviar comida no portão de Samaria”.

Ora, isso parecia uma loucura pois o exército da Síria era quem estava nos portões de Samaria. Ninguém entrava e ninguém saia.

Deus envia uma Palavra profética (resposta de oração) e agora o capitão do exercito não acredita:
Quantas vezes Deus quer abençoar, Deus quer responder, Deus quer aliviar o mal sobre nós e, nós simplesmente nos recusamos a acreditar.
Aquele capitão ainda diz que mesmo que Deus abrisse as janelas no céu, não conseguiria fazer tamanha palavra se cumprir em 24 horas.

Ora meu querido, Eliseu confirma a palavra de Deus mas avisa que aquele incrédulo não desfrutaria da benção.

Quantas pessoas tem deixado de se banquetear nas bençãos de Deus por falta de fé.
No outro dia 4 leprosos, condenados à morte de qualquer jeito, resolveram ouvir a profecia e verificar pessoalmente, mesmo amedrontado, mesmo correndo risco de adiantar suas mortes, e vai lá constatar que a profecia tinha se cumprido.

Depois de se banquetear com as coisas deixados pelo exercito sírio que abandonara tudo de forma milagrosa, são advertidos pela consciência. Aqueles homens eram doentes na pele mas ainda estavam com suas consciência em bom estado.

Aqueles homens dizem um ao outro (v 9) não estamos agindo bem. Este dia é um dia de boas novas  e nós retivemos a nossa paz.

A benção de Deus é para ser anunciada a todos os povos. Cabe a cada um de nós que temos essa palavra cravada em nossos corações sermos os arautos dessa boa novidade aos demais homens.

Está chegando o tempo de sairmos novamente. Alguns de nós sairão ainda amedrontados, mas eu quero profetizar que o nosso Deus que nos guardou até agora, nos guardará nos dias de retomada das nossas atividades diárias. Vamos aos espólios, esses dias foi importante para nós retomarmos alguns bons costumes que haviam se perdido, mas está chegando a hora de sairmos de nossas fortalezas e saquearmos novamente o terreno do inimigo.

Enquanto isso, aguardemos pacientemente a ordem do Senhor. Ela virá, já está a caminho, preparem-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.