Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

2009 O ano da Restauração das Defesas





INTRODUÇÃO AO TEMA DEFESAS

Neemias capítulo 3 – Reconstrução dos muros

Texto Chave: Ne 4. 14b “Não os temais. Lembrai-vos do Senhor, Grande e temível, e pelejai por vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas”.


Chegamos ao ano de 2009 e, como o Senhor havia nos orientado, começaremos a estudar através dessas mensagens, temas voltados para o campo de batalha espiritual pois somos “espirituais” e esse é o nosso principal campo de atividades.
Temos notado que nossos esforços, já há alguns anos não têm surtidos os efeitos desejados. Quando surtem alguns efeitos, estes, não permanecem por muito tempo. São como “águas que escoam por dentre os nossos próprios dedos”.
Até quando ficaremos paralisados diante dos ataques de nossos adversários? Até quando permitiremos que a infelicidade ronde os nossos casamentos, até quando perderemos o controle de nossos filhos ou até quando deixaremos escapar a nossa herança?

Que Deus nos dê, durante todo este ano de 2009, a orientação necessária para sermos, como o Apóstolo Paulo diz, “...Mais que Vencedores...”

Efésios 6.11-18 – A armadura de Deus


I – DEFENDENDO A SI MESMO

Ao entrarmos no tema "DEFESAS", primeiramente devemos entender bem o que essa palavra significa.

DEFESA é o ato de defender ou defender-se; resistência a um ataque; o que serve para defender; contestação de uma acusação.
DEFENDER – É proteger; prestar socorro ou auxílio; proibir; preservar e etc...

Por que iniciarmos esta série de mensagens falando de defender a nós mesmos? Isso não seria um sinal de egoísmo existente em nós?

Amado,
Defender-se a si mesmo é aos olhos de Deus um propósito para a vida. Quando Deus formou o corpo humano em toda a sua complexidade biológica, química, emocional, colocou em nós mecanismos com a função de nos auto-defender. É por isso que você expirra, é por isso que você fica febril, é por isso que você tosse... As células chamadas Glóbulos brancos, existentes em nosso sangue têm a finalidade de lutar "corpo a corpo" com os vírus, bactérias e quaisquer intrusos que ameacem a ESTABILIDADE DO CORPO.

DEFENDENDO-SE A SI MESMO tem o propósito de preparar os crentes dessa igreja para algo muito maior do que “alguns breves momentos de felicidade e estabilidade” Queremos alcançar a verdadeira Paz que só Jesus Cristo pode nos dar. O caminho Ele já ensinou, sigamos por ele!

Vamos ter que aprender a nos defender e, para isso, precisaremos seguir alguns caminhos:

Nas artes marciais existem posições próprias a serem tomadas para a defesa e para o ataque. Precisamos aprender essas técnicas para sermos bem sucedidos, bloqueando os ataques adversários.

Em Batalha Espiritual a coisa é bem parecida. Nós precisamos aprender as posições necessárias para atacar e nos defender. No nosso caso atual, aprendamos as posições de defesas:

1) Conhecer a si mesmo - A Palavra diz que “O Espírito penetra todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus. Pois qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que está nele”. (1Co 2 10b e 11). Só o espírito conhece melhor a pessoa em que habita. Nesse processo de auto-conhecimento, precisamos encontrar tudo o que possa nos tornar vulneráveis diante dos ataques. Numa muralha como a de Esdras e Neemias, foi preciso encontrar as brechas. Bem é isso que precisamos fazer. Procuremos as brechas existentes em nós sejam elas emocionais, tais como: fragilidades, pecados escondidos e não confessados; ou qualquer outra coisa que possa colocar a nossa igreja em risco. Não procure atalhos, nem justificativas. Você, melhor do que ninguém sabe o que precisa melhorar. Chega de enganos, retire sua máscara, você está sozinho e "em casa".

Fazendo uma análise crítica em sua própria vida você, certamente, vai encontrar uma situação semelhante a que Neemias e Esdras encontraram quando Voltaram à Jerusalém depois do Exílio na Babilônia – "Ruínas e brechas".

Em Neemias 2 17 – os Muros estavam em ruínas porém nada pode ser feito antes de seguir o exemplo de Esdras 3 - Ele Reparou o altar – O altar é o lugar da Adoração.

Você precisa consertar primeiro o lugar da tua adoração. Examine-se e veja onde é que está o seu altar e repare-o. Você só terá comunhão com Deus depois de reparar o altar. 1Co 11.28 “Examine-se o homem a si mesmo...”

2) Auto-Controle – (Gl 5.23) Isso é o que a Bíblia chama de “DOMÍNIO PRÓPRIO” relacionado como parte do “Fruto do Espírito”. Lembre-se: "o Espírito Santo já habita em você!" Permita-o frutificar. Em momentos de crise, eis a melhor saída. Na hora do medo é o sustentáculo que lhe dá coragem. Na tentação é a diferença que nos faz resisti-la. Na hora das decisões é o “certeza do bom negócio” O auto-controle deve temperar nossas vidas.

3) Espante os Pensamentos Maus – (Cl 3. 2) “Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.”
Pensamento é algo que passa em nossas cabeças e que nós não os podemos evitar. Isso não quer dizer que eles podem dominar-nos. Salomão recomenda em Pv. 4 23, “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida”. Os pensamentos maus aborrecem a Deus (Prov. 6.18).
“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. (Fl 4.8)

4) Aumente o tempo com Deus – (Ef. 5.15-17) “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor”.

O conselho do Apóstolo Paulo aos irmãos de Éfeso era que fossem extremamente cautelosos em como viver a vida cristã. Na vida humana o tempo não é nosso aliado pois ele passa muito rápido e é mister que aproveitassem esse tempo da melhor forma e que essa melhor forma era: fazer a vontade de Deus.
E qual é a vontade de Deus? A única forma de saber é o ouvindo. Como posso saber algo verdadeiro sobre Deus se passo pouco tempo em sua presença?

A Bíblia nos dá exemplos de homens e mulheres que fizeram a diferença porque andavam com Deus. Veja o exemplo de Adão, enquanto andava com Deus não tinha tempo para desobedecer. Veja o de Abel que ofereceu o sacrifício que seria aceito por Deus. Lembre-se de Enoque que andava com Deus e Ele o tomou para si.Veja Noé que ouviu do próprio Deus que destruiria toda a terra. Por causa desse mesmo Noé, Deus jurou que nunca mais destruiria a terra com dilúvios. Sem falar de Abrão, chamado amigo de Deus. E José que vendido como escravo foi fiel e veio a ser o segundo homem no Egito. Quantos e quantos outros poderíamos citar. Isso tem que ser bom!
Lembre-se, Quando andamos com Deus, nada pode nos aborrecer. Quando andamos com Deus ninguém ousa nos deter.

5) Ore e vigie a todo instante – (Ef. 6.18a) “E orai em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito”. A oração é a chave do negócio. O crente deve fazer da oração uma prática agradável e constante. É através da oração que nos ligamos a Deus. Isso move o mundo espiritual de tal forma que afeta o mundo material. Ore sempre, ore deitado, ore no ônibus, ore no banheiro, ore na hora do lazer. Viva uma vida de oração. Você não precisa estar ajoelhado. Isso deve acontecer algumas vezes mas a melhor oração é a que você faz conversando com Deus, sem nenhum sacrifício. Ele te escuta sempre, experimente escutá-lo também. Jesus conclamou os seus discípulos a levantarem e orarem para que não entrassem em tentação, (veja Lc. 22.46). (Cl 4.2 “Perseverai na oração, velando com ações de graças”)

A única forma de não ser surpreendido é estar alerta, vigilante. (Ef. 6.18b) “Vigiai nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos”.

7) Cultive bons hábitos – exercícios, leituras, (Tt 3.8-9) “Fiel é a Palavra. E quero que a proclames com firmeza, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Estas coisas são boas e proveitosas aos homens. Mas evita questões tolas, genealogias e contendas e debates acerca da lei, porque são coisas inúteis e vãs”. “Persiste em ler, exortar e ensinar... Medita estas coisas, ocupa-te nelas para que o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas porque fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”(1Tm 4. 13a; 15-16).

8) Esteja sempre disponível – para boas amizades, para o trabalho em grupo, para a obra do Senhor, para seus familiares. (Rm 12.15 “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”). “Andai em sabedoria para os que estão de fora, aproveitando bem cada oportunidade”. (Cl.4.5)

9) Não trate o mal com mal. Rm. 12.14 “Abençoai aos que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis”. Perdoe sempre, não leve nada à mau e viva com Deus. ”Irai-vos e não pequeis: Não se ponha o sol sobre a vossa ira, e não deis lugar ao diabo”. (Ef. 4. 26 e 27) “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como deveis responder a cada um”. (Cl 4.6)

10) Seja SANTO – Leia 1 Co 6 12-20. Cuidado com a imoralidade. Cuidado com as amizades com ímpios, jugo desigual (2Co 6.11 a 7.1) (Leia também 1Co 10.23). Não se associe com quem não obedece a Palavra de Deus. (2 Tes. 3.14).

Você precisa entender, querido irmão, que não adianta entrar numa guerra sem preparo. Não adianta reivindicar direitos se você não é capaz de mantê-los. Não pense que os outros vão ficar te defendendo, lutando por você ou orando pelos seus problemas. Essa batalha é só sua. Tome coragem e comece a preparar-se para a RESISTÊNCIA...
DEFENDA-SE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.