Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

domingo, 18 de setembro de 2016

O Novo Nascimento é para hoje

João 3. 3  Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo não poderá entrar no Reino de Deus!:

Geralmente, quando acabamos de ler ou assistir os jornais, o café parece amargo e a torrada sem gosto. Tantas notícias ruins... Guerra, violência. Engarrafamento, assassinato de pessoas boas, assaltos na vizinhança...
O homem comum sente-se desprotegido e despreparado para enfrentar tais situações. Tudo que acontece no país e no mundo parece conspirar contra nós. Os políticos enriquecendo de forma inexplicáveis, leis sendo criadas para nosso desconforto. Cremos que para essa humanidade se salvar, alguma medida drástica precisa ser tomada prontamente. Estamos parecidos com aquele homem do livro "O peregrino" gritando... Que devo fazer para me salvar?

O homem ambiciona andar e morar em Marte porque já se tornou incapaz de andar seguramente nas ruas à noite. Os vícios estão tão em voga, o pecado tão aceito que a ética moral virou historinhas de crianças.
Apesar das diversas tentativas para modificar o homem e recuperar o planeta que está sendo destruído, não se tem obtido sucesso. Por que será pastor?

Porque o problema está na natureza humana. E então como mudá-la?

A) A primeira questão é entender que tais mudanças devem ser dentro para fora

Os estudos de Antropologia, psicologia e sociologia que são desenvolvidos com a finalidade descobrir os princípios que regem o comportamento humano constituem um setor importante da pesquisa educacional. Contudo, muitas vezes, os pesquisadores ignoram o fator PECADO. Veem o homem apenas como um ser resultante de uma combinação de genes e cromossomos, cuja formação é depois afetada pelo meio ambiente em que vive.

Surge então a sociobiologia que parte do princípio que as bases biológicas do comportamento social, em todas as espécies; seus associados creem que parte do comportamento humano - ou talvez todo ele - é determinado por fatores genéticos. Daí acreditam que grande parte da moralidade humana seja baseada em fatores genéticos. Entretanto, eles deixam de considerar adequadamente a inclinação inata de cada pessoa para o egoísmo, o vício, a indiferença a Deus.

Se realmente somos regidos por nosso genes, ou moldados pelo meio ambiente, então tudo que temos a fazer é descobrir uma forma de alterar as bases genéticas dos seres humanos, ou negar o meio ambiente, solucionando problemas de habitação, favelizacao, pobreza, desemprego e discriminação racial.

Temos ouvido muitas pregações atacando as injustiças sociais, a falta de amor ao próximo, fontes externas de infelicidades mas não temos dado a devida atenção ao que origina tudo isso, o PECADO. Por mais que ataquemos tais fatores externos, eles não desaparecerão, a menos que desapareçam primeiramente do coração dos homens. A sociedade só pode ser mudada quando o coração humano for transformado.

Foi isso que Jesus estava dizendo a Nicodemos
Deus é quem pode transformar o homem de dentro para fora.
Em João 3.7 Ele diz: Importa-vos é nascer de novo.

Veja que Nicodemos era um religioso, fariseu por ser mestre da Lei. Era bom, tinha boa moral, um exemplo para sua geração. Jejuava duas vezes por semana, passava duas horas por dia no templo em oração, dava os dízimos...
Se hoje estivéssemos a procura de um pastor, diria que seria um excelente candidato.
Mas Jesus afirmou que toda a sua religiosidade e bondade não eram suficientes.

Temos dado muita atenção às consequências mas não tratamos as causas.
Hoje temos muitas pessoas assentadas nos bancos das igrejas que nunca ouviram uma mensagem do novo nascimento. Falamos de boas obras, mudanças sociais, legislação e ignoramos a única coisa que realmente poderá resolver os problemas do mundo - homens e mulheres transformados.

O problema básico do homem é primeiramente espiritual, depois social.
Ele precisa de uma transformação completa de dentro para fora.

A Bíblia menciona muitas vezes esta transformação de que Jesus falou.
Veja o que diz Ez 36.26 "Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo"

Em atos Pedro denomina o fato "converte" ou arrepender"
Na carta aos Romanos 6.13 Paulo fala dele como "ressurrectos dentre os mortos..
Em Colossenses 3.9,10 chama de "despir-se do velho homem com seus feitos e revestir-se do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.
Em Tito 3.5 Paulo fala do lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,
Em 2Pe 1.4 ele fala em sermos co-participantes da natureza divina.

A passagem de Joao 3  nos ensina que o novo nascimento é algo que somente Deus pode realizar no homem quando este se dispõe a render-se a Ele. A Bíblia declara que o homem está morto em seus pecados e transgressões e que sua necessidade é de vida eterna que só pode vir do próprio Deus.

O caminho para a vida eterna é ao contrário.

Converte-se significa VOLTAR.

Ez 14.6 fala... Convertei-vos...Daí as costas a todas as vossas abominações
Isaias 45.22 Olhai para mim e sereis salvos...

O novo nascimento não é uma mera reforma, não é algo que se obtém numa cirurgia do corpo físico, não é realizada por cirurgiões plásticos, estes mudam por fora mas a pessoa continua a mesma por dentro; é uma transformação completa.
Não é tentar viver diferente é viver diferente.
A pessoa que nasce de novo tem uma vontade transformada, afeições diferentes, outros objetivos de vida, uma nova disposição, novos propósito.
Recebeu uma nova natureza é um coração novo. Torna-se uma nova criatura!

Nascer de novo te faz um cidadão dos céus, onde nada neste mundo pode afetar teu relacionamento com Deus.

Portanto meu amigo que ainda estás em dúvidas quanto a vida cristã. Vivendo dilemas entre o pecado e a santificação, ouça o Senhor te convidar a nascer novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.