Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Não pague mais tributo aos inimigos!



Confie em Deus e não pague mais tributo ao inimigo

2 RS 20. A guerra contra a Síria
1 O rei Ben-Hadade da Síria reuniu todo o seu exército e, apoiado por trinta e dois outros reis, com os seus cavalos e carros, subiu, e cercou a cidade de Samaria, e atacou-a. 2 Ele enviou alguns mensageiros, os quais entraram na cidade 3 e disseram a Acabe, rei de Israel:— O rei Ben-Hadade exige que o senhor entregue a ele a sua prata e o seu ouro, as suas mulheres e os seus filhos mais fortes.


Samaria, capital do Reino do Norte, Israel, estava localizada sobre uma colina de 91 metros de altura, a 67 quilômetros ao norte de Jerusalém. Situada a meio caminho do Jordão ao Mediterrâneo, a oriente da planície de Sarom, no alto de um monte alongado e íngreme, a noroeste de Siquém, próximo da entrada da Planície de Sarona e da entrada do Vale de Jezrael em direção a Fenícia.

Em uma das muitas investidas da Síria contra a cidade de Samaria, esta trás para nós uma grande lição.

Acabe era o rei da época e sobre ele nós já sabemos muitas coisas ruins. Ele era um rei fraco, idólatra, deixava-se dominar pela esposa, a terrível Jesabel. Só que ele era o rei de Israel.

Ben Hadade ao invadir o território de Israel, começa a exercer um terror psicológico. Envia mensagens ao rei Acabe a fim de atterrorizá-lo. Veja que ele diz, tudo que você tem e meu...

Acabe, um cara fraco, reconhece sua inferioridade e aceita tais provocações e então, o rei invasor continua.

Não, você não está entendendo, não só me pertence mas vou enviar meus homens até você é eles vão entrar em sua casa, vão pegar tudo que quiserem e fazer o que quiserem com você e toda a sua família...

7 Então o rei Acabe reuniu todos os líderes do país e disse:— Vocês estão vendo como esse homem está querendo nos arruinar! Ele mandou um recado exigindo que eu entregasse as minhas mulheres, os meus filhos, a minha prata e o meu ouro, e eu concordei.

Os anciãos então aconselha o rei e este resolve resistir.

Logo depois vem uma grande guerra e, apesar da pouca força de Israel, Deus era com eles e eles têm uma grande vitória sobre os sírios.

Que bom! A vitória foi do povo de Deus!


Acabe ficou feliz mas os profeta o aconselha a ficar vigilante pois o inimigo vai voltar.

22 Então o profeta foi falar com o rei Acabe e disse:— Volte, fortaleça o seu exército e faça planos cuidadosos, pois daqui a um ano o rei da Síria vai atacar de novo.

O nosso maior problema é descansarmos quando precisamos nos preparar. Comemorarmos muito e treinarmos pouco.

O inimigo não desiste!

23 Os oficiais do rei Ben-Hadade disseram a ele:— Os deuses dos israelitas são deuses das montanhas, e foi por isso que os israelitas foram mais fortes do que nós. Mas, se lutarmos contra eles em lugares planos, seremos mais fortes do que eles.

Uma das estratégias do adversário é nos desafiar em um território ao qual não temos muita intimidade.

O rei da Síria ouve de seus conselheiros que o povo de Israel era um povo acostumado com as montanhas. As montanhas simbolizam estabilidade. Segurança, prosperidade.
Uma das estratégias foi desafiá-los a descer.

Da mesma forma, o Diabo hoje tem nos desafiado num território que não nos é amigável. Crente não gosta e não sabe viver nos vales. Nas dificuldades a gente chora logo, a gente se esforça até sair dela. Isso é normal!
Mas nesta noite Deus quer te lembrar que Ele está contigo onde você estiver. Deus não é Deus apenas nos momentos bons de sua vida, Ele é Deus nos momentos difíceis também.

28 Um profeta foi falar com o rei Acabe e disse:— O que oSenhor Deus diz é o seguinte: “Os sírios dizem que eu sou um deus das montanhas e não dos lugares planos; por isso, eu vou dar a você a vitória sobre o enorme exército sírio, e assim você e o seu povo ficarão sabendo que eu sou o Senhor.”

O inimigo vai tentar te induzir a fugir da batalha a se esconder nas cavernas mas o Senhor está dizendo que vai te dar a vitória e Ele já decretou isso!

Creia nisso!

Talvez o seu vale é a dor que estás sentindo, talvez seja o vício do seu filho, talvez seja o desprezo de seu esposo ou de sua família... Deixa eu te dizer uma coisa: Deus está contigo neste vale e vai te conduzir à vitória.

Pare de pagar tributo ao adversário. Pare de se esconder na hora de lutar, não entregue sua vida e nem a sua família para o opressor. Deus está observando essa batalha e a afronta  que o inimigo tem lançado sobre você.

Hoje eu quero crer, ainda que não mereça, Deus vai entrar nesta peleja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.