Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

domingo, 17 de maio de 2015

O Propósito de Deus para a Família em três Tempos

O plano de Deus para a Família em três Tempos

Jo 15:16 – Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, Eu vos escolho a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Gen: 1: 11-12 “ E disse: Produza a terra relva, ervas que dêem semente e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. A terra, pois produziu relva, ervas que davam sementes segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu deus que isso era bom.

Gen: 1:29 – e disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.

Gen: 1:28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Isaías 37: 30 – Isto te será por sinal: este ano se comerá o que espontaneamente nascer e no segundo ano o que daí proceder; mas no terceiro ano, porém, semeai e colhei, plantai e comei os seus frutos

Falar de família é falar de nós mesmos. É impossível discorrer sobre essa instituição, sem ter experimentado ou até mesmo sido influenciado por ela. Deus, ao instituir a criação, se preocupou em proporcionar um ambiente familiar para cada ser criado.  A terra e tudo que nela há foi criado para proporcionar o melhor dos ambientes, a família segundo o coração de Deus.

Deus não criou todas as coisas apenas para que uma família fosse abençoado mas para que “todas as famílias fossem abençoadas” veja a chamada de Abraão em GN 12:3 “Em ti serão abençoadas todas as famílias da terra”

Já no início, Deus declara o que esperava de sua criação, inclusive de Adão e Eva.
Três vezes ele fala sobre dar fruto com sementes dentro de si. E outras duas vezes Ele fala em dar fruto e multiplicar-se.

O Plano de Deus desde o início da criação é que produzamos fruto que contém dentro de si a semente reprodutora. Fruto que geram árvores que geram outros frutos...Fruto que produzimos não só para nossa própria satisfação e vida mas para a vida daqueles em quem semeamos. Fruto que contém semente os capacitará a semear também e...encher toda a terra.

Desde o príncípio, a instituição familiar pode ser vista em três estações. Cada uma delas importantes e com tempo determinado e que precisa ser bem entendida.

A Primeira Estação – Descrita em Isaías Isaías 37: 30, como o início da vida familiar, o início do casamento, momentos deliciosos de amor e prazer que chegam a chamá-lo “Lua de Mel”. Para uns duram anos, outros, apenas um, e para alguns somente meses ou dias... Nessa Estação
a) comemos “o que nasce espontaneamente; focamos em nós mesmos, mais recebemos do que damos,  tudo é gracioso, romântico... Nesta estação, pouco esforço se despende para agradarmos uns aos outros. (marido não reclama de arroz queimado, ajuda nas atividades domésticas, mulher não reclama do ronco do marido e nem do chulé...filhinhos riem de qualquer gestinho sem graça dos pais e pais que não reclamam das primeiras travessuras de seus filhos.

b) A segunda Estação - “O que daí proceder”
Há uma maior seletividade , começamos a buscar diligentemente o que nos agrada, algumas visitas são desconsideradas, algumas idas a casa de parentes, já não queremos frequentar todos os ambientes juntos, alguns alimentos são rejeitados. (pratos diferenciados) 
Começamos a nos preocupar com a opinião de terceiros sobre nós, sobre nossos familiares; nesta fase há muito o que comer mais será preciso um esforço para apanhá-lo e confeccionar nossa alimentação de maneira mais agradável.

c) a Terceira Estação - mas no terceiro ano, porém, semeai e colhei, plantai e comei os seus frutos – Devemos semear e colher, plantar vinhas e comer seus frutos.
Nossa alimentação já não está mais baseada somente no trabalho de outros. Não podemos ficar esperando passivamente que outros cuidem de nós.
Agora temos que semear e colher para nos alimentar.

Por falhar em reconhecer essa terceira estação é que aparecem reclamações do tipo:
Você não me ama como antes;
Estamos estressados; entediados; estou sufocando;

Nesta Estação é preciso plantar e colher:  Plantar amor, carinho, bons relacionamentos, investir na vida conjugal e familiar. Investir na felicidade do outro para colher a nossa parte.

Nesta terceira Estação não são os outros os responsáveis pela nossa alimentação e felicidade. Somos nós mesmos que precisamos “plantar e colher”

O que faz com que cresçamos e construamos uma família abençoada e abençoadora, será o foco de nossa sementeira

Veja que Deus determina a plantar frutos que tenham sementes... e assim produzir mais do que podemos consumir, para que aqueles que ainda estão nas duas primeiras estações possam ser abençoados por nós.

Aquele que se recusa a semear e colher:
a) morrerá de fome, espiritualmente falando, e pode chegar a abandonar a fé;
b) se transformará em mendigo espirituais (Os mendigos espirituais vão de pessoa em pessoa sugando-lhes os seus recursos e ânimos; estão sempre irritados com aqueles que os alimentaram previamente, os quais nunca satisfizeram totalmente suas necessidades, eles te bajulam dizendo que você e sua família é a única capazes de ajudá-los e depois de algum tempo lhe abandona, buscando outras mesas.

Em qual Estação a sua família se encontra neste momento?
Se estás na primeira e segunda, amém, É o tempo que Deus preparou para você receber, alimente-se e começe a guardar sementes pois chegará a terceira estação.

Aqueles que estão na Terceira Estação, não consegue se conformar com a alimentação controlada e gratuita das primeiras fases. Estar na terceira Estação implica em começar a semear não só para si e para os seus mas para “vender”, granjear, doar...enfim, ser benção para outros.

Esse é o propósito de Deus para as famílias de crentes.


Lucas 6:38 – Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, reclacada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.

Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.