Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

sábado, 30 de março de 2024

Pão de angústia e água de amargura

 


‭‭1Reis‬ ‭22:26‭-‬27‬ ‭ARC‬‬
[26] Então, disse o rei de Israel: Tomai a Micaías e tornai a trazê-lo a Amom, o chefe da cidade, e a Joás, filho do rei, [27] e direis: Assim diz o rei: Metei este homem na casa do cárcere e sustentai-o com o pão de angústia e com a água de amargura, até que eu venha em paz.

Um profeta fiel obedece a Deus
Não se deixa intimidar diante de exércitos!
Não se deixa seduzir por elogios!
Não se sente inferior, até diante de reis.
Ele é um mensageiro e cumpre o que O Senhor manda.


Acasias foi um profeta que confrontou Acabe.
O mesmo Acabe marido de Jesabel que foi tbm confrontado e perseguidor de Elias...
Tem profeta que só profetiza se não sofrer danos, se não perder seu conforto, ou sua vida.

Isso não é profeta de verdade!
Profeta paga um preço alto para continuar falando aquilo que Deus manda e que na maioria das vezes não agrada o homem, pois este é escravo do pecado.

Falar contra o pecado é chamar para si uma briga.
Alguém que revela o que o pecado faz no homem, vive bebendo água de amargura. Ou seja, constantemente está sofrendo a pressão de ser desagradável, de ser certinho, de se achar melhor que os outros... Isso é o que os pecadores veem naqueles que os confrontam com a Palavra de Deus.


Um profeta de verdade passa a ser alimentado com pães de angústia.

O que é isso?
Deve ser algo bem angustiante, algo que nem sempre é suficiente para matar a fome ou suprir as necessidades.
É algo que nos coloca em conflito com o que é normal para a sociedade. E para isso, o homem em pecado aceita subornos, aceita produtos oriundos de roubos, mas o servo fiel permanece aguardando a providência divina. Não se vende e nem se deixa convencer pelo homem do pecado que habita em nós.

Por isso amado, ser profeta do Senhor requer renúncia à sua vontade ,  à sua vida pessoal, à sua casa, à sua própria vida, se preciso for.
Jesus disse:

‭‭Lucas‬ ‭9:23‭-‬24‬ ‭ARC‬‬
[23] E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. [24] Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará.

Então amados, precisamos aprender com aqueles que permaneceram firmes na sua caminhada. Deus vai cumprir aquilo que te usou pra falar, então não desista de falar a verdade, de ensinar a Palavra e viver o que a Bíblia ensina. Deus age no tempo dele!

Só para lembrar, nada nos acontece sem a permissão de Deus e tudo é conforme a Sua Vontade.

Olha o que diz em Isaías 30.20 sobre o pão de angústia e a água de amargura...

Bíblia King James Atualizada Português
Ainda que o Eterno te ofereça o pão da adversidade e a água da aflição, o seu Mestre não tornará a esconder-se, sim, os teus olhos verão aquele que te instrui.

Ver os mestres que nos ensina é algo que alegra os nossos corações. Poder mostrar a eles que aprendemos e estamos vivendo o que aprendemos com eles é uma honra sem igual. E o principal mestre que veremos é o nosso Senhor Jesus Cristo!
A) O pão da angústia  é uma prova de resistir às tentações e às provações mais severas da fé.

‭‭1Pedro‬ ‭1:3‭-‬9‬ ‭ARC‬‬
[3] Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, [4] para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós [5] que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo, [6] em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, [7] para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo; [8] ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso, [9] alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma.

B) A água da amargura é uma forma de experimentar as perseguições...

‭‭1Pedro‬ ‭4:13‭-‬14‬ ‭ARC‬‬
[13] mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. [14] Se, pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus."

E isso só conseguiremos se mantivermos a esperança firme até o final conforme escrito em Apocalipse 2.25 e 3.11
‭‭‭‭Apocalipse‬ ‭2:25‭-‬26‬ ‭ARC‬‬
[25] Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. [26] E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,

‭‭Apocalipse‬ ‭3:11‭-‬12‬ ‭ARC‬‬
[11] Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. [12] A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

Veja as orientações de Paulo a Timóteo.

‭‭2Timóteo 4:1-5 ARC‬‬
[1] Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, [2] que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. [3] Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; [4] e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. [5] Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

Assim queridos irmãos e profetas do Senhor, não se deixem intimidar pela dor que a Verdade da Palavra causa. Pois essa dor, também é como uma cirurgia que arranca a corrupção da natureza humana em nós. Continue sendo enfático em obedecer a Vontade de Deus, viva e fale a verdade, ainda que tenha que sofrer as reações provenientes da mentira.
Deus está contigo, e ele vai agir no tempo certo, e você será honrado e recebido diante do Trono do Senhor e receberá o fruto do vosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.