Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O homem, o auge da criação

Estudo sobre Gênesis 1.26-31
O ponto máximo da criação




INTRODUÇÃO
No sexto dia Deus criou o homem. A importância da criação do homem no plano de Deus é indicada de diversas maneiras. Deus não faz nada de qualquer maneira e nem de improviso. Dentro do projeto criacionista de Deus, cada coisa, foi criada no seu devido tempo e, cada uma dela, era essencial à criação da próxima.
Cada dia de nossa vida é importante para o próximo. Tudo que experimentamos ou que passamos foram necessárias para formar essa pessoa que somos agora.

I. O AUGE DA SEMANA DA CRIAÇÃO.
O homem foi criado por ultimo por várias razões:
A. O homem foi o ponto mais alto e o principal propósito da criação.

B. Porque tudo foi criado para o benefício do homem. Deus terminou a habitação do homem antes de cria-lo, para que Adão já fosse colocado em um ambiente perfeito [vers. 28-30].
C. Alguns sugerem que o homem foi criado por ultimo, a fim de que todos soubessem que ele nem aconselhou, e nem ajudou a Deus na obra da criação [Jó 38:4]. "Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra?"

Ao declarar que o homem foi o auge da criação, nós não pretendemos exaltar o homem, criando assim orgulho. Entretanto, há duas coisas que deveriam ser lembradas:

Primeiro, nós precisamos recordar que somente a humanidade foi criada á imagem de Deus.

Segundo, não podemos esquecer que na criação do homem, Deus já sabia que Adão cairia em pecado, assim como, já havia planejado a redenção através de seu Filho Jesus Cristo. Quando lembramos que Cristo tomou a forma de homem para morrer pelos pecadores, vemos a importância da criação do homem. Isto não é motivo de orgulho, antes de gratidão e adoração

[ "quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabelecestes, que é o homem, que dele te lembres? É o filho do homem, que o visites? Fizeste-o no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. Deste domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe pusestes..."Salmo 8:3-9].

II  O DOMÍNIO DO HOMEM – VERSÍCULOS 26 E 28.

Deus não deu apenas ao homem a ordem para povoar a terra, mas também para domina-la. (Rãdhãh - significa também  pisar, Subjugar, ter dimínio, esmigalhar, prevalecer contra, reinar, governar... Ou seja diz respeito a autoridade.

Toda natureza foi criada para uso do homem.

Deus nos deu o poder para ser fecundo (possibilidade de reproduzir) a partir de si mesmo. Fecundar é se reproduzir, é crescer, é  aumentar
Deus nos deu autoridade para dominar toda a criação e, o que nós fazemos?

Não dominamos coisa alguma...

A autoridade vem acompanhada de responsabilidade.
Jesus disse que " a quem mais se dá, mais se exige"

Isso te lembra alguma coisa meu amado?  Você que é líder, ministro, esposo?


Ao aceitar a proposta da serpente, o homem desiste de sua autoridade.

Ao recusar exercer a autoridade com justiça, passamos a exercer domínio ineficiente e traumático sobre as coisas.

Agora o dominador é contrariado e resistido.

Ninguém obedece a quem perde a autoridade.

A primeira autoridade que o homem perdeu foi sobre si mesmo, sobre a sua mente.

Romanos 1. 21, 25,
"Porquanto tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu...pois mudaram a verdade de Deus em mentira e HONRARAM E SERVIRAM mais a CRIATURA do que o CRIADOR que é bendito eternamente. Amém.

Diante disso, temos visto o homem destruir a natureza, destruir outros homens e destruir a si mesmo.

A Bíblia é repleta de situações de pecados e opressões;
a nossa civilização tão moderna e educada, está repleta de maldades e arbitrariedades.

Deus não nos fez para isso.

Deus nos fez para exercer autoridade mas de forma que redunde em louvor e glória ao seu nome.

Hoje você tem a oportunidade de reconquistar sua autoridade...
ou você pode continuar sendo dominado.

1.  Há várias formas de o homem continuar dominado.
*Pelo inimigo: quando não permite que Jesus seja o seu Senhor, dá lugar a que satanás dirija a sua vida, cegando e subjugando a sua vontade e fazendo dele seu escravo para conduzi-lo a todo tipo de prática pecaminosa.

"Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus" (2Co 4.4)

*Pelo pecado: A pessoa que vive na prática do pecado é dominada pelo diabo que lhe cegou o entendimento, pois não consegue enxergar que o pecado destrói a sua vida, impedindo que ela seja mais forte e o domine. Está escrito na Bíblia que aquele que é vencido fica escravo do vencedor (2Pe 2.19b "pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor"). e também que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado (João 8:34b).

Aquele que se deixa ser vencido por qualquer pecado torna-se fraco e escravo, porque não é mais ele que domina seu próprio ser, mas sim, o mal que nele está. Assim acontece também com o vício e com o sexo ilícito: a pessoa sempre diz que é a sua última tragada, a sua última vez, mas termina voltando a praticá-lo, pois está dominada por ele.

Só mesmo quando essa pessoa recebe Jesus no seu coração e permite que Ele seja o Senhor da sua vida e dá lugar a Ele trabalhar no seu interior, é que pode tornar-se livre (Jo 8.32), conforme registra a Bíblia: “Porque o pecado não mais terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça (Rm 6.14).

2.  O que acontece quando o homem domina segunda a vontade de Deus?

 Nosso Deus, a quem pertence todo o Poder, o Domínio, a Honra e a Glória, que nos criou à Sua imagem e semelhança nos deu o poder para dominar. Portanto, o homem que domina busca o poder de Deus e, dessa forma:

1. *Exerce o poder sobre o inimigo (Lc 10.19). "Eis aí vos dei AUTORIDADE  (poder do verbo grego Dunamai que se origina da palavra dynamis ) para pisardes serpentes e escorpiões e sobre TODO o poder do inimigo, E NADA, absolutamente, vos causará dano..  Você é capaz porque o Senhor já te capacitou... É isso que essa palavra quer dizer...

2. Está debaixo da graça de Deus e não sob o domínio do pecado (Rm 6.14).  "Porque o pecado não terá domínio sobre vos; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça."

3.  Exerce o controle de todos seus pensamentos,  sentimentos e  emoções (Co 2,16; " pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nos porém temos a mente de Cristo". );

 " Finalmente irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor e diste, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." (Fp 4.8).

4. * Vence o mundo e a carne (1 Jo 4-5)  "Filhinhos, vos sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que o que está no mundo";


CONCLUSÃO O homem foi criado por Deus para dominar, para ser governo. Deus já nos deu o poder para vencer, derramando, sobre nós, da Sua graça e do Seu fortalecimento para que fôssemos livres do domínio do inimigo, do pecado, do mundo, da carne, das circunstâncias e das interferências contrárias  em nossos pensamentos.

Cristo, na Sua vinda restaurará, por completo, o nosso domínio. “Ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio, e poder, antes de todos os séculos. Agora e para todo o sempre. Amém!” (Jd 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.