Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O vaso na mão do oleiro – Como deve estar o barro?




Antes de responder a pergunta que origina o tema desta mensagem, quero que leia comigo a seguinte passagem em Jeremias 18, 1-6.

“Palavra do Senhor que veio a Jeremias, dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do Oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do Senhor: Não poderei Eu fazer de vós, como fez este oleiro, ó casa de Israel? – diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.” (Bíblia Estudo das Profecias 2ª Edição RA)

Quem nunca ouviu a canção “Eu quero ser, Senhor amado, como vaso na mão do oleiro, quebra minha vida e faça de novo, eu quero ser, eu quero ser um vaso novo?” Quem nunca trocou a palavra vaso pela palavra barro nesta canção? Eu costumo trocá-las até hoje!

Quantas saudades de minha infância, quando cantávamos esta canção com muita alegria e entusiasmo. O tempo passou e, muitas daquelas pessoas que cantavam comigo, estão fora da igreja hoje, e muitas delas já até partiram para a Eternidade, quando ainda estavam longe do Senhor. Isso é muito triste!
Daí eu pergunto, o que houve com elas? Será que não eram sinceras quando cantavam ou será que Deus não as queria na igreja?

Antes de responder a estas indagações, gostaria de fazer algumas considerações sobre o vaso na mão do oleiro:

Deus manda que Jeremias vá até a casa de um oleiro, provavelmente alguém conhecido do profeta, e manda, também, que ele observe o trabalho daquele profissional, a fim de entregar a mensagem profética aos moradores de Judá.
Jeremias, em sua aprendizagem, percebe que o oleiro estava preparando um vaso, o que para isso precisava de alguns materiais. Ele pode ver ali a ferramenta (a roda onde girava o barro), o barro (a matéria a ser trabalhada, viu também ali, o oleiro com suas hábeis mãos, e viu também a substância responsável por permitir que o barro fosse trabalhado.

Você já tentou brincar com barro?
Lembro-me de quando criança moldava vários bonequinhos de barro e, para isso, tinha que ter perto de mim um recipiente com água. É essa substância que permite que o barro seja trabalhado: ÁGUA.

Agora sim, podemos continuar:

Jeremias percebe que, mesmo com todos os ingredientes necessários, o vaso que estava sendo construído veio a se desmanchar (estragou-se), mas o oleiro que era um profissional experiente, imediatamente fizera um vaso novo.

Acontece que, para que o oleiro pudesse refazer o vaso, este, tinha que estar MOLHADO!

Veja o que acontece quando um vaso seco se quebra:

Jeremias 19.1 e 10 “Assim diz o Senhor: Vai, compra uma botija de oleiro e leva contigo alguns dos anciãos do povo e dos anciãos dos sacerdotes... Então quebrarás a botija à vista dos homens que foram contigo e lhes dirás: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu este povo e esta cidade com se quebra o vaso do oleiro, QUE NÃO PODE MAIS REFAZER-SE...”

Viu? O mesmo Deus que mostrou a Jeremias que Ele poderia fazer como o oleiro, também lhe ensinou que, para isso, o vaso tinha que estar MOLHADO ainda. (quer dizer fresco)

“Um vaso quebrado pode ser reparado enquanto está molhado. Uma vez seco, porém, o vaso não presta para mais nada, senão ser jogado no lixo.”

Tem muita gente aí cantando “eu quero ser um vaso novo”, mas não quer se deixar molhar pela ÁGUA da vida que é Jesus.

A água muda completamente as propriedades das coisas. Aquilo que é rígido e bruto fica flexível e trabalhável. Aquele que é temperamental, iracundo, soberbo, vaidoso e exaltado por natureza fica manso, dócil, amável e humilde pela ação do Espírito Santo em sua vida.

Tem muita gente inflexível ainda, pedindo pra ser quebrado, sem querer manter-se molhado pela água do Espírito.

Pobre coitado! Se Deus o quebrar assim, tão rígido como está, não haverá muito a fazer. Precisa de água pra ser remodelado.

Gente assim quando é quebrada pelas lutas, pelo vento ou pelo tempo, não volta mais porque não permanecem na água.

Isso responde às indagações anteriores!
Meus antigos amigos se perderam, pois, como vasos rachados, um dia se esvaziaram de Deus e, então, enrijecidos pelo pecado foram quebrados e, impossíveis de serem refeitos, foram lançados no LIXO do mundo.

Como está escrito em Hb. 3.12 e 13: “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja ENDURECIDO pelo engano do pecado.”

E ainda no Hb. 5,4-6: “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro e caíram, sim, é impossível outra vez RENOVÁ-LOS para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia.”

Amados, aconselho-vos, como Ministro do Senhor, que não vos conformeis com esse mundo, mas que busqueis cuidadosamente a Água da Vida e o Batismo no Espírito Santo, aquele que coloca uma fonte dentro de nós, para que, com o tempo, o orgulho não encha o vosso ser, impedindo que Jesus fique dentro de vós e, assim, não consigais mais vos moldar em novas criaturas.
E, quem sabe, ousem cantar como outrora: “Teu Espírito, vem, derrama, sobre cada coração! E no crente, que a Ti clama, vem confirma a petição.” (hino 290 da Harpa Cristã).

2 comentários:

  1. Ola Pastor Israel!

    Graça e Paz!

    Vim conhecer seu espaço digital. Bom posts! A internet é um espaço precioso onde podemos falar de Jesus e discutir diferentes pontos de vista!

    Aproveitando, faço uma apresentação do meu blog:

    Genizah é um blog cristão diferente. Hilário e divertido, mas que não dispensa a seriedade na defesa do Evangelho. Uma mistura bem balanceada de humor, denuncia e artigos devocionais. No Genizah, você fica sabendo da última novidade do absurdário "gospel", mas também não falta material para inspiração e ótimas mensagens dos melhores pregadores. Genizah é um blog não denominacional apologético, com um time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Aguardo sua visita. Vamos nos seguir!

    Abraços em Cristo e Paz!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Palavra poderosa!!Sempre que vejo homens de Deus não tendo medo de desagradar a homens e sim agradar a Deus sempre,não temendo exortar aqueles que precisam...eu glorifico ao nosso Pai!!Pq o quanto esta mensagem grandemente me abençoou e respondeu algumas questões que estavam ainda em minha mente em forma de dúvidas!!!Quero eu mais e mais deixar que o Espírito Santo venha molhar meu coração e mente para que o discernimento, a sensibilidade e o conhecimento nunca faltem em mim.....Obrigada pastor\amigo e irmão!Deus continue contigo neste ministério!!!

    ResponderExcluir

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.