Imagem de Paz!

Imagem de Paz!
Foto da cachoeira do Sahy, Mangaratiba, RJ

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Terra que produz espinhos em vez de erva útil

Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe BÊNÇÃO da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada” (Hb. 6. 7-8) 
    Temos visto, nos últimos dias, um fenomenal aumento do número de igrejas e, consequentemente, do número de crentes na face da terra. Isto é o resultado de um processo iniciado nos dias de Cristo, chamado “Evangelismo”. A semente tem sido lançada, “a Seara já está branca”, como disse Jesus. Deus, o Senhor da Seara, tem atendido às orações dos seus servos que obedeceram à recomendação de Cristo quando os orientou que rogassem para que lhes enviasse ceifeiros para o Campo. Entretanto, diante de um saldo tão positivo, como podemos explicar a existência de pessoas dentro das igrejas que vivem entristecendo  e sendo entristecidas? Como podemos explicar a existência de um grande número de crentes "machucados" por causa de palavras de outros crentes que, ao invés de edificar-lhes,  têm os lançado fora das igrejas? 
    Foi tentando responder a mim mesmo que refleti sobre esse tema e quero partilhá-lo com vocês. Terra, árvore e frutos são tipos terrenos utilizados por Jesus para explicar o que Deus espera de cada um de nós em seu reino. Ele sempre usava dessas figuras para falar de trabalho, de relacionamentos, de vidas com propósitos. Em Mt 21. 33 Jesus usa a figura dos lavradores maus para explicar a responsabilidade de cada crente na igreja. Não é só plantar e colher! É preciso continuar o processo!
Tem muitos evangelizadores pregando a Palavra e ganhando almas para o Reino e que, ao chegarem nas igrejas, essas almas são deixadas de lado e, como frutos não utilizados, acabam se estragando até serem lançadas fora. Não é isso que o Senhor da Seara deseja! Isso é desperdício e na economia terrena causa muito prejuízo, mas na mordomia divina causa Perdição Eterna. A Palavra de Deus nos revela que nós somos “ervas” e que a chuva cai sobre todos nós. Sendo assim, espera-se que cada um de nós cresça e se torne, ao menos, uma árvore.
    Existem árvores que produzem bons frutos, outras que não produzem fruto algum. Mas existem árvores, que produzem frutos doentes, estragados ou inacessíveis. Dentro da igreja tem representantes desses três tipos de árvores. Hoje, eu quero falar sobre o terceiro tipo, por estar em evidência e a cada dia tem se sobressaído dentro de nossas igrejas. O tipo de árvore que produz frutos inacessíveis. Foi  em Manaus, estado do Amazonas, que conheci uma árvore que muito serve para ilustrar esse tipo, o tucumanzeiro. 

     "O pé de Tucumã" é um tipo de palmeira que produz um fruto considerado muito bom para o nativo. É normal encontrar-se com o Tucumã nas lanchonetes e feiras da cidade, mas para retirá-los da palmeira é deveras difícil, o que torna o seu preço muito elevado. O tucumã então torna-se um fruto inacessível ao homem comum. Digo comum, pois para que ele usufrua desse fruto é necessário muita estratégia. Essa palmeira produz como defesa natural, muitos espinhos e eles chegam até a mudar-lhes a cor. Olhando essa palmeira, nós temos a impressão de que ela é uma árvore escura, mas são os espinhos em seu tronco que mudam a sua aparência. Fiquei muito impressionado e lembrei-me de alguns crentes que se parecem com essa árvore. Existem alguns crentes, em nossas igrejas que produzem frutos e seus frutos até são bons, mas se estragam sem que as pessoas usufruam deles. Tenho conhecido algumas pessoas detentoras de ótimas qualidades e talentos, pessoas que são ativas no trabalho da igreja, mas que possuem uma grande dificuldade em se relacionarem com outras pessoas, pois sempre as machucam com seus “espinhos”. Viver em comunhão com essas pessoas é um tremendo desafio. É necessário muita estratégia para não se ferir com os espinhos que elas produzem para se defenderem.          Como entender essas pessoas à luz da Palavra de Deus? Felizmente, o texto de hebreus acima me responde: “Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe BÊNÇÃO da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada” (Hb. 6. 7-8)” A culpa não está nessas árvores. Está na terra com todas as suas deficiências. A Palavra diz que é impossível uma árvore boa produzir frutos ruins (Lc 6. 43-44), mas se essa árvore boa não estiver em uma terra boa, próxima à uma fonte de águas, ela produzirá frutos doentes, nanicos e até mesmo estragados. Quando me deparo com irmãos que se dizem convertidos a Jesus Cristo e que receberam o dom do Espírito Santo algum dia e, mesmo demonstrando uma vida de “dedicação”, cometem deslizes nos relacionamentos com outros irmãos, sejam por vaidade ou por ignorância, sou forçado a reconhecer que o problema está na Terra em que eles foram plantados.
    A terra em que foram plantados tem de ser tratada novamente. Essa terra é representada pela suas culturas, pelos seus relacionamentos anteriores, pelas suas experiências no mundo, pela sua “visão pessoal” das coisas ou até mesmo por uma doutrina cristã mal compreendida. Tem muito crente (digo isso aos membros de igrejas evangélicas) arraigada a uma religião legalista mesmo dizendo que vivem na Graça, e que por muito menos, apedrejariam os apóstolos, como fizeram os judaizantes de outrora. Tem muita gente compreendendo equivocadamente os preceitos do cristianismo e, por isso, impedem as pessoas de se aproximarem delas e usufruírem das delícias de um fruto bom. Infelizmente seus frutos se estragam e a culpa recairá sobre todos. A terra será queimada e ela também. 
    Portanto caro leitor, esforça-te por produzires frutos aproveitáveis. Não pelo seu pastor e nem pelos seus líderes apenas, mas por todos que agradecerão a Deus pelo alimento que você produziu, deixe de lado a tua individualidade e viva em comunidade, seja um dentre os demais, pois Deus é quem vê todas as coisas. “O bom fruto, todo mundo quer e cabe a cada um de nós alimentar a multidão”

Um comentário:

  1. Olá .
    Te encontei na UBE(União de Blogueiros Evangélicos) e venho te mostrar uma coisa que está me abençoando e pode abençoar você.
    Conheci através do meu Pastor
    É a AFTB.
    A AFTB - Associação Frutos da Terra Brasil - é uma organização sem fins lucrativos, oficialmente reconhecida pelo Governo Federal como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que incorpora a responsabilidade social em todas suas ações.
    1 – Sem Juros.
    2 – Sem entrada.
    3 – Sem comprovação de renda.
    4 – Financiamento de 100% do imóvel.
    5 – Financiamento em até 30 anos.
    6 – Sem consulta Serasa, SPC.
    Eu DESAFIO você a fazer as investigações que julgar necessárias antes da sua inscrição – foi isso que fiz para me sentir à vontade para recomendar esse projeto social . A conclusão que cheguei é que vale a pena. O produto da AFTB é tão bom, que foi NOTÍCIA no RedeTV! News, que é o principal telejornal da RedeTV!Sbt! e vários meio de comunicação.Pesquise no youtube lá tem videos.
    Se você achar que é uma benção.
    Para se cadastrar acesse a minha página na aftb.

    http://www.redeaftbrasil.com.br/conhecaaftb

    MEU Código é: 042886
    Qualquer duvida adiciona meu msn prdenobrega@hotmailcom

    A paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Este comentário não é de responsabilidade do autor do texto, não refletindo a sua opinião.